SEGREDOS DO BOM TRABALHO |
1- Contratar melhor - Começa com um trabalho apurado de recrutamento que vai além de questões burocráticas, como saber se os valores da pessoa são compatíveis com os da empresa. |
2 - Inspirar - Os membros da direção da empresa precisam servir de exemplo para os funcionários. |
3 - Falar a verdade - A transparência cria confiança, por isso a empresa deve deixar claro aos funcionários quais rumos vai seguir. |
4 - Escutar com sinceridade - A comunicação precisa ser nos dois sentidos. A empresa tem que ouvir os empregados para saber se as diretrizes foram atendidas. |
5 - Agradecer o bom trabalho - Um cliente faz um pedido de última hora e uma equipe entra a madrugada para fazer o trabalho no prazo. O gestor melhora o ambiente se cumprimentar os envolvidos pelo empenho. |
6 - Desenvolvimento pessoal e profissional - Incentivar e ajudar os funcionários a melhorar a qualificação com financiamentos e cursos internos. |
7 - Cuidados com indivíduos - No dia em que o funcionário demonstra enfrentar problemas, o chefe pode chamar para uma conversa. Uma pessoa bem resolvida trabalha melhor. |
8 - Celebrar as conquistas - A conquista de um cliente ou a superação de metas deve ser comemorada. Celebrar ajuda a aumentar a interação entre a equipe. |
9 - Compartilhar os resultados - As metas foram alcançadas e todos os funcionários precisam ser convidados a participar do benefício.
Autor: Ruy Shiozawa Fonte: Jornal de Santa Catarina 26/10/2012. |